Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

24 Rés-do-Chão

24 Rés-do-Chão

Orgulho e Preconceito by Jane Austen

Autora: Jane Austen
Título Original: Pride and Prejudice| Tradução Portuguesa: Orgulho e Preconceito

Editora: Wordsworth Editions | Data de Publicação: 5 Maio 1995 

Páginas: 325

Rating: 5/5 estrelas

 

Opinião

 

Começo por dizer que li o livro acima em inglês e, por ter sido escrito em 1896, tem uma linguagem ligeiramente diferente dos livros escritos actualmente, mas não deixa de ser acessível para quem não fala fluentemente inglês, como eu. Nalgumas passagens do livro senti alguma dificuldade em perceber o que era dito pela autora, e tive que ir ver a um exemplar em português que tinha no pc, felizmente a tradução até era fiel ao livro, pelo menos maior parte das vezes.

Não posso dizer muito sobre a Jane Austen porque este é o primeiro livro que leio da autora, mas espero não ser o último, porque percebi por este livro (e espero que se estenda aos outros) que ela escreve na medida certa, isto é, não perde grande tempo com grandes pormenores (não que não sejam importantes, mas...) e escreve o suficiente para o leitor perceber em que circunstância se passa cada situação ou diálogo e a história é coerente e está bem construída. Portanto, posso dizer que gostei tanto do livro como gostei da escrita da Jane Austen, não fosse ela já admirada por outras pessoas. É merecido.

O livro passa-se no seio da família Bennet; Esta família é constituida pelo Mr Bennet um senhor que se refugia na sua biblioteca maior parte das vezes e não presta grande atenção à sua mulher - Mrs Bennet - e às suas cinco filhas, Jane, Elizabeth, Lydia, Kitty e Mary. A sua mulher por sua vez só se preocupa com a possibilidade de ter todas as suas filhas bem casadas e é fútil e não tem grande consciência sobre as suas maneiras. Jane e Elizabeth são as mais educadas e até sofisticadas, Lydia e Kitty as mais ignorantes e fúteis e Mary a mais calma, sendo que só pensa em aprender música e tem uma paixão por conhecimento. 

Tudo começa quando Mr Bingley e Mr Darcy, chegam a Netherfield Park, juntamente com duas irmãs de Bingley, uma delas solteira e interessada pelo Mr Darcy. Mr Bingley é um senhor cujas maneiras conquistam logo os habitantes, já Mr Darcy deixa uma má imagem perante os mesmos, como sendo arrogante e orgulhoso devido à sua fortuna e estatuto social. Mr Bingley começa a desenvolver uma grande afeição para com Jane, já Elizabeth não poderia ter odiado mais Mr Darcy pela sua falta de maneiras e este mostrar maior indiferença por ela. E é daqui que se desenvolve a história.

Quanto às personagens; Adorei a Elizabeth e a Jane, a primeira por não ceder às futilidades da mãe e ter uma percepção diferente de como se comportar (tal como Jane) e por não ter "tento na língua", a segunda porque tem um carácter invejável e é bastante bondosa. Detestei a mãe, por ser fútil e caprichosa e a filha Lydia, porque na minha opinião é uma versão jovem da mãe. Adorei o pai que, embora não mostre ser uma grande exemplo como tal, é racional e tem uma ligação bastante bonita com Elizabeth, e diga-se, eles formam uma grande dupla. Mr Bingley é, sem dúvida, um cavalheiro e tem um carácter e uma educação melhor que o das irmãs, já Mr Darcy ao início consegue ter um carácter detestável, mas prova ao longo do livro que é, também, um cavalheiro e não pude deixar de gostar imenso dele, e ter pena dele em várias situações!

Jane Austen não poderia ter posto na história duas personagens tão diferentes em estatuto social e em carácter e que acabassem tão perfeitos um para o outro. No geral, adorei o livro e vou ter de o ler uma segunda vez, daqui a uns tempos, para limar ali algumas coisas, por causa de ser em inglês. Recomendo que vejam o filme e leiam o livro, na ordem que preferirem, mas eu acho que devia ter visto o filme depois, porque dei por mim a perguntar "mas então quando é que ele aparece?" e porque o filme está ligeiramente diferente do livro, mas até é compreensível e não deixa de ser fiel à história e ser igualmente bom!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.